8 competências digitais devemos ensinar nossos filhos

Unbroken Digital Criacao Sites Campinas Logos EAD Marketing Aplicativo Blog Internet das Coisas 80x80 - 8 competências digitais devemos ensinar nossos filhos
Internet das Coisas
Unbroken Digital Criacao Sites Campinas Logos EAD Marketing Aplicativo Blog Inteligencia 80x80 - 8 competências digitais devemos ensinar nossos filhos
A Tecnologia nos Deixa Menos Inteligente?

8 competências digitais devemos ensinar nossos filhos

Unbroken Digital Criacao Sites Campinas Logos EAD Marketing Aplicativo Blog Competencias - 8 competências digitais devemos ensinar nossos filhos

O impacto social e econômico da tecnologia é generalizada…. A velocidade e o volume de informação têm aumentado exponencialmente. Os especialistas estão prevendo que 90% de toda a população será conectado à internet dentro de 10 anos . Com a internet das coisas, os mundos digital e físico em breve serão mescladas. Essas mudanças anunciam possibilidades excitantes. Mas eles também criam incerteza. E nossos filhos estão no centro desta mudança dinâmica.

Crianças estão usando tecnologias digitais e de mídia em idades cada vez mais jovens e por longos períodos de tempo. Eles gastam uma média de sete horas por dia na frente de telas – de televisores e computadores, para telefones celulares e diversos dispositivos digitais. Isso é mais do que o tempo que as crianças passam com os pais ou na escola.

Como tal, ele pode ter um impacto significativo sobre a sua saúde e bem-estar. O conteúdo digital que consomem, que se encontram on-line e quanto tempo que eles passam na tela – todos esses fatores vão influenciar muito o desenvolvimento global das crianças.

O mundo digital é uma vasta extensão de aprendizado e entretenimento. Mas é neste mundo digital que as crianças também estão expostas a muitos riscos, como cyberbullying, dependência de tecnologia, conteúdo obsceno e violento, a radicalização, scams e roubo de dados. O problema reside na natureza rápido e sempre em evolução do mundo digital, onde o governo da Internet adequada e políticas de proteção à criança são lentos para alcançá-los, tornando-os ineficazes.

Além disso, existe a diferença era digital. O uso da tecnologia forma como as crianças é muito diferente dos adultos. Esta diferença faz com que seja difícil para os pais e educadores para entender completamente os riscos e ameaças que as crianças poderiam enfrentar online. Como resultado, os adultos podem se sentir incapaz de aconselhar as crianças sobre o uso seguro e responsável das tecnologias digitais. Da mesma forma, esta diferença dá origem a diferentes perspectivas do que é considerado um comportamento aceitável.

Então, como podemos nós, como pais, educadores e líderes, preparar os nossos filhos para a era digital? Sem dúvida, é fundamental para nós equipá-los com “inteligência digital”.

LEIA TAMBÉM: Internet das Coisas.

8 competências digitais devemos ensinar nossos filhos

“Inteligência digital” é o conjunto de habilidades sociais, emocionais e cognitivos que permitem aos indivíduos para enfrentar os desafios e se adaptar às exigências da vida digital. Essas habilidades podem ser genericamente dividido em oito áreas interligadas:

Identidade Digital: A capacidade de criar e gerenciar sua identidade on-line e reputação. Isso inclui uma consciência da persona on-line e gestão do impacto de curto prazo e de longo prazo de sua presença on-line.

Uso Digital: A capacidade de usar aparelhos e suportes digitais, incluindo o domínio de controle a fim de alcançar um equilíbrio saudável entre a vida on-line e off-line.

Segurança Digital: A capacidade de gerenciar riscos on-line (por exemplo, cyberbullying, aparência, radicalização), bem como conteúdo problemático (por exemplo, violência e obscenidade), e para evitar e limitar esses riscos.

Segurança Digital: A capacidade de detectar ameaças virtuais (por exemplo, pirataria, fraudes, malware), para entender as melhores práticas e de usar ferramentas de segurança adequadas para a proteção de dados.

Inteligência emocional Digital: A capacidade de ser compreensivo e construir boas relações com os outros online.

Comunicação Digital: A capacidade de comunicar e colaborar com outras pessoas usando tecnologias digitais e de mídia.

Literacia Digital: A capacidade de encontrar, avaliar, utilizar, compartilhar e criar conteúdo, bem como a competência em pensamento computacional.

Direitos Digitais: A capacidade de compreender e defender os direitos pessoais e colectivas, nomeadamente os direitos à privacidade, propriedade intelectual, a liberdade de expressão e proteção de discurso de ódio.

Acima de tudo, a aquisição dessas habilidades deve estar enraizada em valores humanos desejáveis, tais como respeito, empatia e prudência.

Estes valores facilitar a utilização racional e responsável da tecnologia – um atributo que marcará os futuros líderes de amanhã. Na verdade, cultivando inteligência digital baseada em valores humanos é essencial para os nossos filhos para se tornarem mestres da tecnologia em vez de ser dominado por ele.

Compartilhe, curta e comente.

× Como posso te ajudar?